quarta-feira, 5 de junho de 2013

Grupos Sociais

Um grupo social é um conjunto de indivíduos que estabelecem relações diretas, contínuas e duradouras entre si (família, amigos, trabalho, ...). Portanto, quando nos deparamos com um aglomerado de sujeitos que interagem entre si da mesma forma e há uma relação entre os mesmos, podemos estar na presença de um grupo social. Isto significa que estes não são apenas meros "aglomerados sociais" (como por exemplo, um conjunto de pessoas num concerto - estão todas juntas, mas não há qualquer tipo de relação entre elas). Um grupo social cria laços obrigatoriamente: estes laços são salientados pelos objetivos que os membros do grupo têm em comum. Esta é uma especificidade de um grupo social; Todos os membros têm propósitos bem definidos partilhando assim os mesmos fins, porém cada membro têm uma função diferente. Por exemplo, num clube de teatro todos têm o objetivo de se saírem bem nas suas atuações, contudo as funções diferem de pessoa para pessoa: o professor de teatro ensina e coordena, e os atores têm diferentes papéis (personagens principais, secundárias, figurantes, ...). Isto significa que o papel no grupo social vai influenciar quem lidera o grupo. Cada grupo social tem um ou mais líderes: na família quem lidera é o pai, ou a mãe: nunca o filho; num grupo de amigos, quem lidera é a pessoa que mais intervém nas saídas, quem propõe o lugar onde gostava de estar em determinada tarde, quem toma a iniciativa de marcar um café.
Esta ligação intrínseca entre todos os membros do grupo faz com que haja portanto uma consciência coletiva em que há a noção da existência do "Nós", que corresponde ao grupo, e o "Eles", todas as pessoas que não integram no grupo.
Por último, é importante referir que os grupos se dividem em dois: grupos de pertença e grupos de referência
Os grupos de pertença são aqueles em que estamos inseridos (como por exemplo a família) e os grupos de referência são aqueles que gostaríamos de fazer parte (como por exemplo um determinado grupo de amigos que conhecemos e gostaríamos de fazer parte do seu grupo).

Marta Lopes


Sem comentários:

Enviar um comentário