quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sociedade de Consumo



Nos dias de hoje mesmo em crise, a população portuguesa pode definir-se como consumista, isto porque, vivemos numa sociedade que pensa “ o que importa é parecer e não poder”, ou seja, só lhes importa as aparências, tendo possibilidades ou não para manter os seus vícios e extravagancias.

A grande maioria dos indivíduos compra produtos com grandes valores como: casas, telemóveis de topo assim como computadores com a última tecnologia do mercado, carros entre outros. Mas, o que acontece de seguida é que muitas das vezes o dinheiro não chega ao final do mês para bens essenciais como a comida, o dinheiro para emergências médicas…

Por outro lado, temos alguns indivíduos que fazem empréstimos para comprarem carros e para irem de férias, a população queixa-se da crise, mas na realidade a maioria vive de aparências, mas com terríveis dívidas que lhe atormentam o seu quotidiano.

Penso que a população portuguesa também tem culpa da crise que o país atravessa, apesar de apenas culparem os governantes, é evidente que não os acho de todo inocentes e grande parte da culpa talvez seja mesmo deles, mas a população portuguesa é incapaz de evoluir como povo e nação, se continuar a proceder desta forma “consumista” sem capacidades para tal.



Em síntese, é preciso novas mentalidades, precisamos que os jovens deixem de ser tão consumistas, pois são eles que garantem o futuro do país.



Tânia Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário